MercadoNotícias

6 estados são autorizados a exportar carne bovina para o Canadá

O Canadá anunciou a ampliação da área autorizada no Brasil para a compra de carne bovina, beneficiando os Estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Acre, Rondônia, além de 14 municípios do Amazonas e cinco de Mato Grosso. Essas regiões, reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) como zonas livres de febre aftosa sem vacinação, agora poderão exportar seus produtos para o país norte-americano assim que o certificado sanitário for atualizado.

A decisão da Canadian Food Inspection Agency (CFIA), agência de inspeção alimentar canadense, veio após a conclusão da avaliação de risco para a importação de carne bovina desossada e maturada dessas regiões. O Ministério da Agricultura brasileiro enviará uma proposta de atualização do certificado sanitário ao Canadá na próxima semana, com os novos requisitos para a exportação. O início dos embarques só ocorrerá após a aceitação canadense.

Essa expansão da área para exportação representa o resultado de debates bilaterais intensos desde a abertura do mercado de proteína brasileira para o Canadá em 2022. Inicialmente, o protocolo exigia que a carne exportada fosse proveniente de áreas com animais vacinados nos últimos 12 meses. Agora, Estados como Paraná, Rio Grande do Sul, Acre, Rondônia, e os municípios do Amazonas e Mato Grosso, que encerraram a vacinação em 2020 e foram reconhecidos em 2021, estão aptos a comercializar.

A nova proposta brasileira de certificado sanitário para exportação deve eliminar a cláusula sobre vacinação, uma vez que o Brasil planeja interromper a vacinação em todo o rebanho até 2026. Por enquanto, Santa Catarina continuará elegível para exportação, juntamente com os Estados que ainda vacinam contra a febre aftosa.

Em 2023, o Brasil vendeu 8,1 mil toneladas de carne bovina ao Canadá, totalizando um faturamento de US$ 39 milhões, de acordo com dados do Agrostat, plataforma do Ministério da Agricultura que registra o comércio exterior de produtos agropecuários. Essa expansão nas áreas autorizadas para exportação representa um avanço significativo nas relações comerciais entre os dois países.

Luis Ronaldo Soares

Sou apaixonado por televisão, jornalismo e notícias de diversas áreas. Desde criança, a televisão sempre foi minha janela para o mundo, e meu interesse em jornalismo cresceu à medida que percebi seu poder de informar e inspirar. Adoro acompanhar notícias sobre política, ciência, cultura e eventos globais, mantendo-me sempre atualizado. Minha curiosidade insaciável me leva a explorar diferentes perspectivas e aprofundar meu entendimento sobre o mundo ao meu redor.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo