MercadoNotícias

Antibiótico poderoso, mel de abelha Jataí tem vários benefícios: saiba quais são!

O mel de abelhas nativas sem ferrão, como a Jataí (Tetragonisca angustula), é um tesouro pouco explorado pela maioria das pessoas. Estas abelhas, tão importantes para a biodiversidade e a agricultura, eram consideradas sagradas pelos povos tupi. Maiores estudos sobre estes pequenos insetos e os produtos que geram são cada vez mais necessários, considerando que, apesar de sua importância, são pouco conhecidas.

Para além do sabor diferenciado, o mel produzido pelas abelhas Jataí é conhecido por seus diversos benefícios à saúde. Apesar disso, elas, tal qual muitas espécies de abelhas, encontram-se ameaçadas devido às mudanças climáticas e à degradação de seu habitat natural.

O que faz do mel de Jataí especial?

A composição do mel das abelhas Jataí, diferentemente do que muitos pensam, vai além de simples açúcares. Possui propriedades como acidez (meg/Kg): 31,66, umidade 25,1%, sólidos solúveis 74,728%, sólidos insolúveis 0,172%, açúcar invertido(frutose destrose, glicose) 61,807%. Tais características o tornam um excelente suplemento alimentar e explicam várias de suas propriedades medicinais.

Devido à sua ação dinamogênica, esse mel aumenta a resistência do organismo, melhorando o rendimento físico, principalmente aos atletas. Além disso, ele atua como digestivo e laxativo, auxiliando em problemas de intestino preso e infecções intestinais, e tem propriedades que ajudam no tratamento de varizes e anemias.

Quais são os benefícios do mel de Jataí?

No campo da saúde, o mel de Jataí é um verdadeiro aliado. Ele auxilia no tratamento de diversas condições, como atraso de crescimento, astenia, anorexia e desnutrição. Na área digestiva, além de combater a prisão de ventre, ele é útil contra úlceras gastroduodenais e infecções intestinais. Para quem sofre de anemias ou é cardíaco, as propriedades deste mel podem ser muito benéficas.

Ele também é recomendado para pessoas com infecções do olho, nariz, laringe, e faringe, sendo muito eficaz no combate à conjuntivite, quando usado como pomada. No campo neuro-psíquico, é útil na luta contra o nervosismo, insônia, depressão e tensão devido à hipoglicemia. Além de todos esses benefícios, este mel ainda ajuda no tratamento de distúrbios dermatológicos, favorecendo a cicatrização de feridas e a cura de queimaduras e úlceras.

Luis Ronaldo Soares

Sou apaixonado por televisão, jornalismo e notícias de diversas áreas. Desde criança, a televisão sempre foi minha janela para o mundo, e meu interesse em jornalismo cresceu à medida que percebi seu poder de informar e inspirar. Adoro acompanhar notícias sobre política, ciência, cultura e eventos globais, mantendo-me sempre atualizado. Minha curiosidade insaciável me leva a explorar diferentes perspectivas e aprofundar meu entendimento sobre o mundo ao meu redor.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo