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Desembolso do Plano Safra 23/24 supera os 60% em janeiro; alta chama a atenção

O desembolso do crédito rural no âmbito do Plano Safra 2023/24 surpreende ao superar os 60% em janeiro, totalizando um montante significativo de R$ 270,9 bilhões. Esse valor representa um aumento de 16% em relação ao mesmo período da safra anterior. Dentre os financiamentos realizados, os destinados ao custeio foram os mais expressivos, alcançando a marca de R$ 152 bilhões, seguidos pelos investimentos, que totalizaram R$ 62 bilhões. As operações de comercialização e industrialização também contribuíram substancialmente, atingindo respectivamente R$ 33 bilhões e R$ 24 bilhões.

De acordo com dados do Ministério da Agricultura, os números revelam uma expressiva movimentação no setor, com um total de 1.369.816 contratos firmados durante os sete primeiros meses do ano agrícola. Dentre esses, destaca-se o volume de contratos no âmbito do Pronaf e do Pronamp, com 1.018.946 e 135.378 contratos, respectivamente. Ademais, outros 215.492 contratos foram formalizados por demais produtores, totalizando R$ 194,8 bilhões em financiamentos liberados pelas instituições financeiras.

É relevante ressaltar que o montante desembolsado até janeiro representa 62% do total programado para a safra em curso, que é de R$ 435,8 bilhões. No segmento da agricultura empresarial, que engloba médios e grandes produtores, o crédito rural atingiu R$ 232 bilhões, correspondendo a 64% do total programado pelo governo.

Os recursos destinados aos pequenos e médios produtores foram expressivos, com quase R$ 39 bilhões liberados pelo Pronaf e R$ 37,2 bilhões pelo Pronamp. Em termos de investimento, programas como o ModerAgro registraram um aumento de 19% nas contratações em relação à safra anterior.

Um ponto de destaque é a participação das fontes de recursos do crédito rural, especialmente o crescimento significativo da participação dos recursos livres equalizáveis e da Letra de Crédito do Agronegócio (LCA). Essas fontes representaram parcelas importantes do financiamento rural, sinalizando uma mudança na composição do funding do setor.

É importante notar que os dados apresentados são provisórios e estão sujeitos a variações, dependendo da data de consulta nos sistemas de registro de operações de crédito rural. Essas variações podem ser observadas ao longo dos trinta dias seguintes ao final do período considerado, destacando a dinâmica e a relevância do crédito rural no contexto agrícola brasileiro.

Luis Ronaldo Soares

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