MercadoNotícias

Quanto pesa uma vaca? Saiba quantos quilos têm as principais raças

Em meio a um cenário mercado de bovinos, compreender como calcular a arroba do boi (uma medida de origem árabe adotada pelo Brasil e outros países) se mostra fundamental. Afinal, essa medida influencia diretamente no preço e no retorno do investimento dos produtores. Mas, você sabe como fazer essa conta? Se a resposta for não, não se preocupe! Nesta matéria, vamos te ensinar a calcular a arroba do boi de modo prático e simples.

Antes de avançar, é importante deixar claro o que é a arroba. De maneira simplificada, trata-se de uma medida que representa o peso da carcaça do boi, ou seja, o peso da carne juntamente com os ossos. O peso vivo, por outro lado, refere-se à totalidade do peso do animal registrado na balança. Em geral, a carcaça de um bovino representa cerca de 50% do seu peso total, excluindo sangue, couro, sebo e miúdos.

Como calcular a arroba do boi?

O cálculo da arroba se torna bem mais simples quando se entende o que ela representa. Cada arroba, em termos práticos, corresponde a 15 quilos da carcaça do boi. Por isso, para calcular a arroba de um boi, basta seguir a seguinte fórmula: peso vivo multiplicado pelo rendimento da carcaça em porcentagem, dividido por 15.

Para facilitar o entendimento, vamos a um exemplo prático: suponha um bovino que pese 300 quilos. Sabendo que o rendimento da carcaça representa cerca de 50% do peso vivo, temos 150 quilos da carcaça. Logo, a conta para o cálculo da arroba é 300 (peso vivo) X 50% (rendimento de carcaça) dividido por 15 (correspondente à arroba). O resultado, 10, indica que este bovino tem 10 arrobas.

Ainda com dificuldades para calcular a arroba do boi?

Não se preocupe se a conta ainda parece complexa. A tecnologia pode dar uma mãozinha nesse processo. Aplicativos como o Pesa Fácil têm sido desenvolvidos justamente para facilitar a vida do produtor rural, realizando este tipo de cálculo de forma precisa. Portanto, basta apostar numa pecuária eficiente, com manejo adequado e nutrição apropriada dos animais, para atingir suas metas de produção e obter o retorno esperado.

Luis Ronaldo Soares

Sou apaixonado por televisão, jornalismo e notícias de diversas áreas. Desde criança, a televisão sempre foi minha janela para o mundo, e meu interesse em jornalismo cresceu à medida que percebi seu poder de informar e inspirar. Adoro acompanhar notícias sobre política, ciência, cultura e eventos globais, mantendo-me sempre atualizado. Minha curiosidade insaciável me leva a explorar diferentes perspectivas e aprofundar meu entendimento sobre o mundo ao meu redor.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo